No dia 19/10, o Laboratório do Futuro organizou o seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil” no Clube de Engenharia. Essa é a nossa quarta postagem de uma série sobre o evento. Para ver as demais clique aqui.
A fim de discutir o tema “O Futuro do Trabalho do Gestor Público” tivemos no nosso evento três apresentações com perspectivas complementares que foram realizadas pelo Carlos Henrique Moreira – Diretor-geral Adjunto na ESAF -, David Almeida – Analista de Negócios na Lemobs – e Márcio Antélio, professor do CEFET.
Primeiro a apresentar-se, Carlos Henrique falou sobre os desafios atuais enfrentados pelos setor público federal brasileiro como a PEC 55, corrupção e intensificação da automação. O palestrante defendeu que o governo deve ser mais aberto e participativo e deu alguns exemplos de projetos públicos que mostram um esforço do governo nesse sentido.
Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “O Futuro da Gestão Pública – Carlos Henrique Moreira”
A segunda apresentação foi feita por David Almeida que discutiu a gestão pública a nível municipal. David trouxe a questão geracional para a sua palestra e comentou que os “millennials” têm uma série de característica como interesse em serem ouvidos e em participar. Isso, segundo o palestrante, demanda uma mudança na forma como se faz a gestão pública que deve ir no sentido de participação social digital. David apresentou ainda a história e algumas soluções da Lemobs que desenvolveu o sistema Lixo Zero aplicado no Rio de Janeiro e o SIGELU que auxilia na gestão de obras, de conservação e de fiscalização dos municípios.
Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “O Futuro da Gestão Pública – David Almeida”
Para fechar a discussão sobre o futuro do trabalho da gestão pública, Márcio Antélio apresentou a solução Crowdview que desenvolveu durante seu, recentemente concluído, doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. Uma das aplicações do sistema criado por Márcio é na gestão pública do futuro por permitir a participação cidadã ao apontarem, por exemplo, problemas urbanos como buracos em vias públicas, falta de faixa de pedestres e placas pichadas. Utilizando imagens do Google Street View, a plataforma Crowdview permite, dentre outras coisas, que os usuários apontem os problemas urbanos e os gestores públicos, por sua vez, contam com uma riqueza de informações para a tomada de decisão.
Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “O Futuro da Gestão Pública – Márcio Antélio”