O nodo brasileiro do Projeto Millenium, do qual o Laboratório do Futuro faz parte, tem o prazer de disponibilizar, gratuitamente, a traduação do relatório Trabalho-Tecnologia 2050, um trabalho que apresenta cenários para o futuro do trabalho e tecnologia e ações para endereçar os principais desafios do futuro. O trabalho envolveu 65 nodos do projeto Millennium e cerca de 500 participantes que participaram de nove estudos Real-Time Delphi e centenas de outros que participaram de workshops nacionais, traduziram questionários e cenários.
O relatório apresenta três cenários: “está complicado – um pouco de tudo”, “Agitação político-econômica – o desespero no futuro” e “Se os humanos fossem livres – a economia da autorrealização”. Cada um deles traz um mundo diferente que passa a existir porque certas ações foram tomadas ou deixaram de sê-lo ao longo da história.
No primeiro cenário, vemos uma projeção da realidade que representa um futuro no qual seguimos fazendo tudo como já estamos fazendo (“business as usual”) e isso traz consequências negativas e positivas dado que a sociedade atual tem uma série de desafios mal resolvidos ao longo da história e que se agravam no futuro.
O segundo cenário traz um futuro mais negativo, no qual a turbulência política e econômica prevalece dada a falta de ações por parte dos atores envolvidos no mundo do trabalho que foram incapazes de se antecipar aos desafios colocados à frente.
Por fim, o terceiro cenário traz uma possibilidade mais positiva para a sociedade na qual houve uma tomada de ações adequadas que se anteciparam aos impactos esperados e a sociedade se ajudou a migrar para uma nova realidade na qual a renda básica universal e o autoemprego se tornam pilares da autorrealização humana.
Ao final, o relatório apresenta quase 100 ações para endereçar os principais desafios do futuro do trabalho e tecnologia. As ações estão divididas de acordo com os atores sociais que podem tomá-las no futuro, incluindo o Governo, Instituições de Ensino, Empresas, Organizações de Trabalhadores e profissionais de Cultura, Arte e Mídia.
O relatório pode ser acessado pelo link abaixo.
Relatório Trabalho-Tecnologia 2050
O nodo brasileiro do Projeto Millenium é composto por Rosa Alegria, Núcleo de Estudos Futuros (NEF/PUC-SP), dirigido pelo prof. Arnoldo José de Hoyos Guevara e o Laboratório do Futuro (COPPE/UFRJ), dirigido pelo prof. Jano Moreira de Souza.
Pingback: Futuro da tecnologia: como adaptar o Ensino para a nova realidade