Igualdade de Gênero em STEM

Descrição do Projeto

As áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM ou STEM em inglês) são consideradas fundamentais para o Futuro do Trabalho dado os avanços de tecnologias como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas e muitas outras que compõem a 4ª Revolução Industrial.
Estarmos preparados como sociedade para esse futuro implica termos oportunidades de Educação e Trabalho para todos os grupos sociais de forma que a construção desse futuro seja tão plural quanto queremos.

A distância entre negros e brancos, mulheres e homens e pobres e ricos tanto no que diz respeito ao acesso ao ensino superior e mercado de trabalho moderno quanto, em especial, na inserção nas áreas de STEM é grande em países desiguais como o Brasil.
A análise da situação atual dessa distância entre os grupos sociais bem como a criação de iniciativas que auxiliem na redução desse espaço é fundamental para avançarmos no sentido de uma sociedade mais igualitária.

No nosso primeiro estudo, estamos focando na análise da igualdade de gênero em STEM no Brasil através do levantamento de dados oficiais sobre o mercado de trabalho e o ensino superior e de iniciativas voltadas para essa questão.

Acompanhe o projeto pelo site https://www.igualdadestem.com/

Linhas de Pesquisa

Futuro da Educação
Futuro do Trabalho

Pesquisadores

Luis Felipe Costa
Yuri Lima
Profª. Ana Moura Santos
Prof. Geraldo Xexéo