Equipe

Nossa equipe multidisciplinar, coordenada pelo Prof. Jano Moreira de Souza, é composta por pesquisadores de diversos níveis desde professores doutores até mestrandos.

Conheça um pouco cada um deles abaixo.

Prof. Jano Moreira de Souza

Possui doutorado em Sistemas de Informação pela University of East Anglia, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular da COPPE/UFRJ e Chefe da Área de Banco de Dados do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, onde Coordena o CAPGov – Centro de Apoio a Políticas de Governo e o Laboratório do Futuro. Orientou mais de 100 teses de Doutorado e Mestrado, publicou mais de 400 artigos em Periódicos e Conferências e mais de 40 capítulos de Livros.
Áreas de Interesse: Banco de Dados, Gestão do Conhecimento, Crowd Computing, Prospecção Tecnológica, Trabalho Cooperativo Suportado por Computador, Computação Autonômica, Crowdsourcing e Sistemas de Suporte à Negociação.
Temas de Pesquisa no Laboratório do Futuro: Planejando o Futuro; Futuro do Trabalho; Futuro do Governo; Futuro das Cidades

Lattes

Prof. Geraldo Xexéo

Doutor pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Militar de Engenharia e Especialista em Desenvolvimento de Jogos com Propósito, Recuperação de Informação e Processamento de Linguagem Natural. Fundador e Coordenador do LUDES – Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação; autor de mais de 100 artigos publicados em revistas e congressos e Orientador de 50 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Coordenou por 4 anos o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE. Atualmente é professor dos cursos de Bacharelado de Ciência da Computação (IM/UFRJ), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ), MBA em Engenharia de Software (Poli/UFRJ) e MBA em Business Intelligence (Poli/UFRJ).

Áreas de Interesse: Recuperação e Extração de Informação, Simulação, Problemas Malditos, Métodos de Solução de Problemas e de Inovação, Jogos com Propósito, Processamento de Linguagem Natural
Temas de Pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro da Educação, Futuro da Sociedade e Planejando o Futuro.

Lattes

Profª. Jonice de Oliveira

Doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, com ênfase em Banco de Dados. Durante o seu doutorado recebeu o prêmio IBM Ph.D. Fellowship Award. Na mesma instituição realizou o seu Pós-Doutorado, concluindo-o em 2008. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Computação da UFRJ e atua no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI-UFRJ). Atualmente, coordena o curso de Análise de Suporte à Decisão (habilitação do Bacharelado em Ciências da Matemática e da Terra). Tornou-se Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (desde 2013) e atuou como professora visitante no Insight Centre for Data Analytics (Irlanda) durante 3 meses (2015), do qual permanece como colaboradora. Coordena o Laboratório CORES (Laboratório de Computação Social e Análise de Redes Sociais), que conduz pesquisas multidisciplinares para o entendimento, simulação e fomento às interações sociais.
Áreas de interesse: Gestão do Conhecimento, Análise de Redes Sociais, Big Data, Suporte à Decisão, Colaboração e Recomendação.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo, Futuro da Sociedade, Futuro das Cidades e Planejando o Futuro.

Lattes

Profª. Melise Paula

Doutora pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, com ênfase em Banco de Dados. Possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, com ênfase em Otimização e graduação Matemática Bacharelado em Informática pela UFJF. Atualmente é professora associada do Instituto de Matemática e Computação da UNIFEI.
Áreas de interesse: Crowdsourcing, Democracia Digital, Governo Eletrônico, Visualização de Informação, Gestão do Conhecimento, Sistemas de Suporte à Negociação e Tecnologias para Educação.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo e Futuro da Sociedade.

Lattes

Bárbara Caetano

Mestranda em Engenharia de Sistemas e Computação(PESC/COPPE/UFRJ) e graduada em Sistemas de Informação pela UNIFEI. Atualmente trabalha no Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov, laboratório ligado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – PESC da COPPE/UFRJ.
Áreas de interesse: Crowdsourcing, Democracia Digital, Governo Eletrônico e Visualização de Informação.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo e Futuro da Sociedade

Lattes

Beatriz Neto

Atualmente é analista de sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela (UFRJ/PESC/COPPE) e especialista nas áreas de Gestão Pública (UNB), Sistemas de Informação (PROMINP/PUC-Rio) e Análise, Projeto e Gerência de Sistemas (PUC-Rio).
Áreas de interesse: gestão do conhecimento, trabalho colaborativo, gestão pública, big data, gestão da inovação e redes de inovação.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo e Futuro da Sociedade

Lattes

Carlos Eduardo Barbosa

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Ciência da Computação formado pela UFRJ. Atualmente trabalha no Centro de Análises de Sistemas Navais – CASNAV, uma instituição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Marinha Brasileira.
Áreas de interesse: Big Data, Crowdcomputing, Democracia Digital, Estudos do Futuro, Gestão do Conhecimento, Prospecção Tecnológica e Sistemas de Apoio à Decisão.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Entendendo o Futuro.

Lattes

Carlos Henrique Moreira

Mestre e Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Especialista em Filosofia da Educação e Consultoria de Informática, formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis. É empregado do SERPRO e trabalha em projetos do Governo Federal há 17 anos.
Áreas de interesse: Liderança, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação para a Área Pública, Gestão do Conhecimento.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo.

Lattes

David Almeida

Mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ), MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela POLI/UFRJ e Bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social pela UFRJ. Atualmente trabalha no Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov, laboratório ligado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – PESC da COPPE/UFRJ.
Áreas de interesse: Governo Eletrônico, Políticas Públicas para Inovações Tecnológicas, Smart Cities e Cidades Sustentáveis.

Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo e Futuro do Trabalho.
Lattes

Gilda Esteves

Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ), Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha (LAGEMAR/UFF) e graduação em Ciências Biológica com bacharelado em Biologia Marinha (FAMATH). Participou na gestão e execução de Bancos de Dados Ambientais e em diversos projetos geológicos e de caracterização ambiental. Atualmente é especialista em ciência cidadã e desenvolve pesquisa no uso de multidões em projetos científicos – Crowd Science.
Áreas de interesse: Ciência cidadã, Crowdsourcing, Sensoriamento Participativo, Informação Geográfica Voluntária e Gestão do Conhecimento.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro da Sociedade.
Lattes

Julia Strauch

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Tem experiência na área de Engenharia de Sistemas, com ênfase em Banco de Dados Geográficos e suas aplicações em análises espaciais.
Áreas de interesse: criação de indicadores, estatística espacial e infraestrutura de dados espaciais.
Temas de Pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Trabalho

Lattes

Luiz Felipe Costa

Mestre em Arte e Tecnologia com projeto de pesquisa sobre gamificação na Universidade de Brasília, membro do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre o Uso Estratégico e Competitivo de Dados (Abertos) e Software (Livre). Atualmente é doutorando na Coppe UFRJ, consultor internacional da Rede Gealc, realiza projetos na área de gamificação e integra o laboratório Ludens – Ludologia, Engenharia e Simulação. Fundador do Rio Hacker Maker Space, representante da ASL.Org e do Linux Professional Institute, LPI. Foi Coordenador de Inovações tecnológicas e diretor de Governança e Sistemas de Informações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

Áreas de Interesse: Processo de Software, Métodos Ágeis, Métodos de Solução de Problemas e de Inovação, Jogos com Propósito, Gamificação, Gestão de Projetos, Dados Abertos, Softwre Livre, Software Público, Governo Aberto, Transformaçao Digital.

Temas de Pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Governo, Futuro da Sociedade e Planejando o Futuro.

Lattes

Luiz Oliveira

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Computação pela UFF. Atualmente é Professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro e pesquisador no Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov/COPPE/UFRJ. Atuou durante sete anos no Serviço Federal de Processamento de Dados/MF.
Áreas de interesse: Crowdsourcing, Participatory Sensing e Smart Cities.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro das Cidades e Futuro da Sociedade.

Lattes

Marcos Felipe Magalhães

Sócio fundador do Instituto SOI Excelência Competitiva, uma empresa dedicada a desenvolver soluções de gestão estratégica orientadas para Competitividade e Sustentabilidade e é o criador do modelo de planejamento estratégico de terceira geração denominado Excelência Competitiva. Foi executivo de carreira por 20 anos em marketing e exerceu o cargo de diretor geral de Refrigerantes da Coca-Cola Indústrias – Brasil, da qual veio a se tornar posteriormente fabricante autorizado para Goiás. Representou o Brasil no Comitê Internacional de Propaganda da The Coca-Cola Company. Foi professor de Marketing e Planejamento Estratégico na Fundação Dom Cabral e coordenador técnico da Rede PAEX no Chile em cooperação com a Universidad Del Desarrollo (UDD). Atuou ainda como professor convidado no IME – Instituto Militar de Engenharia e consultor em parceria com escolas de negócios do Brasil (PUC Instituto Genesis, FGV Projetos, Ibmec – Rio). Como líder empresarial, foi presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), vice-presidente da World Federation of Advertisers (WFA), vice-presidente da ABRH Nacional. É conselheiro do CIEE- Rio. Pós-doutorado no Instituto de Economia da UFRJ tendo como objeto a distribuição harmônica das Recompensas para as Partes Interessadas. É Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, mestre em Administração pela PUC-Rio, bacharel em Economia e Administração pela UCM. Autor de Explicando marketing simplesmente; Planejamento de marketing: conhecer, decidir, agir; e seu trabalho mais recente, Excelência competitiva – Planejamento estratégico de terceira geração, recebeu o Prêmio Oscar Niemeyer pelo Crea 2011.

No setor de Saúde: atuou no Conselho de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Consultor do Worldbank – Projeto Essalud Peru; Pesquisador do SINDHRIO e desenvolveu o modelo de avaliação de maturidade para a ANS
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro da Saúde

Lattes

Matheus Emerick

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Ciência da Computação formado pela UFRJ. Atualmente trabalha no Centro de Análises de Sistemas Navais – CASNAV, uma instituição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Marinha Brasileira.
Áreas de interesse: Big Data, Crowdcomputing, Democracia Digital, Estudos do Futuro, Gestão do Conhecimento, Prospecção Tecnológica e Sistemas de Apoio à Decisão.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Planejando o Futuro.

Lattes

Rômulo Freires

Mestrando em Engenharia de Sistemas e Computação(PESC/COPPE/UFRJ) e graduado em Ciência da Computação pela UFRJ. Atualmente trabalha no Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov, laboratório ligado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – PESC da COPPE/UFRJ.
Áreas de interesse: Mineração de Dados, Busca e Recuperação da Informação, Qualidade de Dados, Internet das Coisas, Smart Cities e Cidades Renováveis.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro das Cidades.

Lattes

Vanessa Janni

Doutoranda em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela FGV/Unigranrio, Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ, especialista em Business Strategy pela OHIO University, especialista em Marketing pela FGV/OHIO, especialista em Ensino a Distancia pela FGV e especialista em Docência do Ensico Superior pela UCAM.
Áreas de interesse: Planejamento Estratégico, Finanças, Crowdsourcing e Gamificação.
Tema de pesquisa no Laboratório do Futuro: Projetando o Futuro.

Lattes

Xiao Yuan Kong

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ.
Atualmente participa de projetos no Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov, laboratório ligado ao Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ.
Áreas de interesse: Cidades Inteligentes, Dados Abertos, Governo Eletrônico, Crowdsourcing.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro das Cidades.

Lattes

Yuri Lima

Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Engenheiro de Produção formado pela Uerj.
Áreas de interesse: Crowdcomputing, Avaliação Tecnológica, Automação do Trabalho.
Temas de pesquisa no Laboratório do Futuro: Futuro do Trabalho, Futuro do Governo e Entendendo o Futuro.

Lattes