Futuro da Ciência e agenda sustentável para 2030

Descrição do Projeto

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de um Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas – ONU, onde o Brasil assumiu o compromisso de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas da agenda 2030 estimularão as ações para os próximos 13 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

A participação de todos os membros da sociedade é fundamental para o cumprimento e o acompanhamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Existem inúmeras e inovadoras possibilidades de envolver a ciência com membros da comunidade e demais stakeholders utilizando métodos que variam desde abordagens mais passivas como o uso de Big Data até a participação massiva em projetos de crowd science.

Este projeto pretende abordar como a ciência, tecnologia e inovação podem ser utilizados para atender e monitorar os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030.

Linha de Pesquisa

Futuro da Ciência

Pesquisadores

Gilda Esteves
Jano Moreira de Souza