Futuro da Ciência

Descrição da Linha de Pesquisa

A ciência moderna, mais aberta e participativa, vem promovendo novas relações com a sociedade. As novas tecnologias de informação e comunicação estão possibilitando que indivíduos (leigos e especialistas) colaborarem e compartilhem recursos para que juntos, possam enfrentar e resolver grandes desafios da atualidade como, por exemplo: intensificação dos eventos climáticos extremos, poluição, saúde e escassez de alimentos.

A cocriação do conhecimento científico seja através do uso de crowdsourcing, ciência cidadã, sensoriamento participativo, computação humana ou inteligência artificial vão guiar novas formas de se “fazer ciência”. Neste cenário, a participação do cidadão em etapas do processo científico ocupa um importante papel na coleta e analise de dados, no preenchimento de gaps existentes em banco de dados oficiais; na colaboração com informações em tempo real, na divulgação do conhecimento científico e na promoção de mudanças sociais tão importantes para a sustentabilidade do nosso planeta.

Em um futuro que tem início agora, agentes inteligentes estão sendo projetados para ajudar a resolver problemas do mundo real; artigos serão escritos sem autores humanos, apenas por computadores ou por ambos; novas formas de aprendizagem e participação da sociedade serão propostas e o volume de informações disponível chegará a somas estratosféricas. Em uma era de Big Data e Big Science, a ciência do futuro deverá ser capaz de varrer grandes volumes de dados, realizar simulações em tempo real, tomar decisões, direcionar a coleta de novos dados críticos e continuar a surpreender-nos com novas descobertas.

Essa linha de pesquisa se propõe a investigar e prospectar como a computação e as novas tecnologias estão impulsionando essas transformações na ciência e propor soluções para começar a construir agora, novas formas de colaboração, gestão do conhecimento e produção de resultados que ajudem a construir novos cenários e melhores decisões para as gerações futuras.

Projetos de pesquisa

Futuro da Ciência e agenda sustentável para 2030
FAST SCIENCE – Infraestrutura tecnológica para a criação e execução de projetos de crowdsourcing e ciência Cidadã
Observatório sobre o Futuro da Ciência
Uso de crowdsourcing para criação de corpus para detecção de plágio em textos de língua portuguesa
Novas formas de engajamento e remuneração em projetos de Crowd Science

Pesquisadores

Maria Gilda P. Esteves (Coordenadora)
Bárbara Caetano
Beatriz Neto
Diego Zanon
Daiane Evangelista
Fellipe Duarte
Jano Moreira de Souza
Jonice de Oliveira
Geraldo Xexéo
Patrícia Wang
Sergio Antunes
Thiago Ferraz
Vanessa Soares