O Futuro do Trabalho – Iniciativa da OIT – Seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil”

No dia 19/10, o Laboratório do Futuro organizou o seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil” no Clube de Engenharia. Essa é a nossa segunda postagem de uma série sobre o evento. Para ver as demais clique aqui.

A palestra que abriu o evento, “O Futuro do Trabalho – Iniciativa da OIT”, foi proferida por Peter Poschen, Diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peter Poschen comentou em sua apresentação que a OIT busca compreender a “transformação profunda e extensa do mundo do trabalho” para continuar perseguindo sua missão de defender a justiça social. Para tal fim, a OIT criou uma iniciativa, dentre as 7 outras em razão do seu centenário, voltada para entender o futuro do trabalho. A iniciativa da OIT compreende 3 grandes etapas: conversas nacionais e internacionais, criação de uma comissão mundial de alto nível e eventos nacionais de comemoração do centenário da OIT + Comissão Internacional do Trabalho em 2019.

Peter Poschen destacou alguns pontos das conversas nacionais e internacionais que divididos em 4 temas. Sobre o primeiro tema, “Trabalho & Sociedade”, Peter comentou a visão que permeia parte da sociedade de que o trabalho é um caminho para a prosperidade financeira e não para a felicidade. Acerca do segundo tema, “Emprego Digno para Todos”, o diretor da OIT apresentou alguns dados sobre o emprego no mundo e destacou o desafio de gerarmos mais 520 milhões de empregos até 2040. O terceiro tema foi “Organização do Trabalho e Produção”, sobre o qual Peter destacou as diversas mudanças que tem ocorrido na forma como trabalhamos como o crescimento de plataformas como Uber e Airbnb. O último tema abordado por Peter Poschen foi “Governança” que envolve uma série de desafios para lidarmos com as novas formas de emprego “atípicos”.”

Conheça a iniciativa de futuro do trabalho da OIT
OIT – Futuro do Trabalho

Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “O Futuro do Trabalho – Iniciativa da OIT”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *