Envelhecimento, Trabalho e Aposentadoria – Seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil”

No dia 19/10, o Laboratório do Futuro organizou o seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil” no Clube de Engenharia. Essa é a nossa terceira postagem de uma série sobre o evento. Para ver as demais clique aqui.

Márcia Tavares, fundadora e CEO do Laboratório de Longevidade, fechou com chave de ouro o evento realizando sua apresentação intitulada “Envelhecimento, Trabalho e Aposentadoria”.

Márcia Tavares começou sua apresentação falando sobre a revolução da longevidade sobre a qual destacou três pontos:

  1. Ninguém dorme jovem e acorda idoso, ou seja, o envelhecimento é um processo que ocorre durante toda a vida;
  2. A inevitabilidade do envelhecimento da população global;
  3. O envelhecimento populacional impactará o futuro do trabalho.

Além disso, a palestrante mostrou como o curso de vida mudou desde o século XIX até hoje quando vemos pessoas com mais de 60 anos que decidem fazer uma graduação, aprender algo novo e até mesmo virarem modelos. Márcia alertou que as empresas devem prestar atenção nessa força de trabalho mais velha e, para defender seu ponto, apresentou diversos casos de sucesso de empresas como uma startup que só contrata idosos e um restaurante de Nova York que contratou vovós ao invés de chefs e fez grande sucesso.

Os exemplos não pararam por aí, Márcia falou sobre casos de grandes empresas também, como BMW, Bosch e Honda que compreenderam o fenômeno do envelhecimento da força de trabalho e criaram soluções de gestão criativas para lidar com essa questão.

Para fechar a palestra, Márcia apresentou sua startup, o Laboratório de Longevidade, que foi aceita recentemente no programa da incubadora de empresas COPPE-UFRJ. O Laboratório de Longevidade trabalha para apoiar empresas no entendimento da longevidade e na elaboração de soluções criativas para a gestão da força de trabalho.

Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “Envelhecimento, Trabalho e Aposentadoria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *