Futuro da Saúde

Descrição da Linha de Pesquisa

O cenário global de saúde está mudando. O peso das necessidades de saúde está se alterando. A redução das taxas de fertilidade, a maior expectativa de vida, a imigração e a urbanização estão contribuindo para mudanças em relação às necessidades médicas.

Ao mesmo tempo, a crise financeira está colocando pressão sobre o sistema público de saúde, e se esta deixar de ser a premissa dominante que sustenta a forma, como nós vemos o progresso humano? A nossa visão para o futuro dos cuidados de saúde é a da igualdade, na qual todos tenham acesso ao atendimento médico que precisam. Mas falta muito para alcançarmos essa meta. Existem populações que permanecem excluídas dos cuidados de saúde.

É senso comum, que estamos diante de um modelo de saúde altamente contestado no país, no público e no privado (saúde suplementar): qualidade questionada, custos crescentes, baixa efetividade, baixa eficiência e resolutividade, iniquidade e dificuldade de acesso. Os gestores públicos e privados necessitam agir em conjunto para entregar serviços de saúde mais resolutivos e sustentáveis à população brasileira. Para que isto seja possível, problemas estruturais, de governança e de gestão precisam ser enfrentados com urgência e objetividade.

Estudos prospectivos são ferramentas indispensáveis de planejamento estratégico para subsidiar a tomada de decisões e a formulação das políticas institucionais que façam as Partes Interessadas alcançarem sua visão de futuro. Estes são divididos em três fases: a) Inicial, de coleta, tratamento e sistematização da informação; b) Principal, de análise e interpretação da informação e produção do conhecimento; e c) Comprometimento, de disseminação dos resultados, que poderá propiciar à Cadeia Produtiva da Saúde alcançar a excelência descrita em sua visão de futuro.

Projetos de pesquisa

Ciência de Dados aplicada a Saúde

Hospital do Futuro

Futuro do trabalho na Saúde

Equipamentos e procedimentos

Mudança nas relações sociais Paciente-Médico

IA e prontuários eletrônicos

Desenvolvimento de fármacos e mudança de abordagem farmacêutica

Impactos do Meio Ambiente na Saúde Populacional

Pesquisadores

Marcos Felipe Magalhães (Coordenador)

Luis Alfredo V. de Carvalho

Yuri Lima