Descrição da Linha de Pesquisa
O cenário global de saúde está mudando. O peso das necessidades de saúde está se alterando. A redução das taxas de fertilidade, a maior expectativa de vida, a imigração e a urbanização estão contribuindo para mudanças em relação às necessidades médicas.
Ao mesmo tempo, a crise financeira está colocando pressão sobre o sistema público de saúde, e se esta deixar de ser a premissa dominante que sustenta a forma, como nós vemos o progresso humano? A nossa visão para o futuro dos cuidados de saúde é a da igualdade, na qual todos tenham acesso ao atendimento médico que precisam. Mas falta muito para alcançarmos essa meta. Existem populações que permanecem excluídas dos cuidados de saúde.
É senso comum, que estamos diante de um modelo de saúde altamente contestado no país, no público e no privado (saúde suplementar): qualidade questionada, custos crescentes, baixa efetividade, baixa eficiência e resolutividade, iniquidade e dificuldade de acesso. Os gestores públicos e privados necessitam agir em conjunto para entregar serviços de saúde mais resolutivos e sustentáveis à população brasileira. Para que isto seja possível, problemas estruturais, de governança e de gestão precisam ser enfrentados com urgência e objetividade.
Estudos prospectivos são ferramentas indispensáveis de planejamento estratégico para subsidiar a tomada de decisões e a formulação das políticas institucionais que façam as Partes Interessadas alcançarem sua visão de futuro. Estes são divididos em três fases: a) Inicial, de coleta, tratamento e sistematização da informação; b) Principal, de análise e interpretação da informação e produção do conhecimento; e c) Comprometimento, de disseminação dos resultados, que poderá propiciar à Cadeia Produtiva da Saúde alcançar a excelência descrita em sua visão de futuro.
Projetos de pesquisa
Ciência de Dados aplicada a Saúde
Hospital do Futuro
Futuro do trabalho na Saúde
Equipamentos e procedimentos
Mudança nas relações sociais Paciente-Médico
IA e prontuários eletrônicos
Desenvolvimento de fármacos e mudança de abordagem farmacêutica
Impactos do Meio Ambiente na Saúde Populacional
Pesquisadores
Luis Alfredo V. de Carvalho (Coordenador)
Daiane Evangelista Ferreira