Entendendo o Futuro

Descrição da Linha de Pesquisa

Future-Oriented Technology Analysis (FTA) é um conceito amplo, que inclui qualquer metodologia sistemática para apoiar as decisões sobre a tecnologia emergente, incluindo o seu desenvolvimento e impactos futuros. O conceito de FTA é uma evolução de dois termos que descrevem as facetas FTA: Technology Foresight e Technology Forecasting. Esses conceitos se misturam e são comumente chamados de forma genérica como Prospecção Tecnológica.

Nas décadas de 50 e 60, o FTA foi utilizado pelos militares na Guerra Fria como uma ferramenta de planejamento e priorização na pesquisa de tecnologias militares, que têm períodos de desenvolvimento longos. Hoje, a competição tecnológica comercial utiliza FTA como uma ferramenta de Inteligência Competitiva. Nesta forma de inteligência tecnológica, estamos interessados em prever o desenvolvimento de tecnologias nas organizações concorrentes e usar esse conhecimento nos processos decisórios relativos à P&D da organização. O FTA apoia principalmente a previsão do timing, da difusão e do ciclo de vida de uma tecnologia.

Essa linha de pesquisa se propõe a fornecer o apoio metodológico e sistemas computacionais para apoiar a Prospecção Tecnológica realizada pelas outras linhas de pesquisa do Laboratório do Futuro, fornecendo soluções para a realização dos seus estudos.

Projetos de pesquisa

Prospecção dos futuros do trabalho
O Futuro do Trabalho no Governo do Brasil
Ficção & Futuro

Pesquisadores

Carlos Eduardo Barbosa (Coordenador)
Alberto Sulaiman
Ismael Ramos
André Luiz Braga
Carlos Roberto Rabaça
Álvaro Antelo
Octávio Aragão
Yuri Lima