Pensando o Futuro
 
Laboratório do Futuro

Entendendo o Futuro

Descrição da Linha de Pesquisa

Future-Oriented Technology Analysis (FTA) é um conceito amplo, que inclui qualquer metodologia sistemática para apoiar as decisões sobre a tecnologia emergente, incluindo o seu desenvolvimento e impactos futuros. O conceito de FTA é uma evolução de dois termos que descrevem as facetas FTA: Technology Foresight e Technology Forecasting. Esses conceitos se misturam e são comumente chamados de forma genérica como Prospecção Tecnológica.

Nas décadas de 50 e 60, o FTA foi utilizado pelos militares na Guerra Fria como uma ferramenta de planejamento e priorização na pesquisa de tecnologias militares, que têm períodos de desenvolvimento longos. Hoje, a competição tecnológica comercial utiliza FTA como uma ferramenta de Inteligência Competitiva. Nesta forma de inteligência tecnológica, estamos interessados em prever o desenvolvimento de tecnologias nas organizações concorrentes e usar esse conhecimento nos processos decisórios relativos à P&D da organização. O FTA apoia principalmente a previsão do timing, da difusão e do ciclo de vida de uma tecnologia.

Essa linha de pesquisa se propõe a fornecer o apoio metodológico e sistemas computacionais para apoiar a Prospecção Tecnológica realizada pelas outras linhas de pesquisa do Laboratório do Futuro, fornecendo soluções para a realização dos seus estudos.

Projetos de pesquisa

Prospecção dos futuros do trabalho
O Futuro do Trabalho no Governo do Brasil
Ficção & Futuro
Futuras Responsabilidades das Partes Interessadas

Pesquisadores

Carlos Eduardo Barbosa (Coordenador)
Alan de Oliveira Lyra
Alberto Sulaiman
Ismael Ramos
André Luiz Braga
Carlos Roberto Rabaça
Álvaro Antelo
Octávio Aragão
Yuri Lima