Profissões do Futuro

Descrição do Projeto

A sociedade sofreu grandes transformações ao longo do tempo e o trabalho, uma das esferas mais importantes da vida humana, sofreu mutações junto com a sociedade e também ajudou à mudá-la. Os impactos dos avanços tecnológicos sobre as profissões sempre foram um tema de debate entre especialistas e de disputa entre as classes sociais. Esse projeto de pesquisa busca entender quais são as novas profissões que estão surgindo e seus impactos sobre o futuro da sociedade, das relações de trabalho e da educação. Para entender essas questões é preciso olhar para as novas profissões como competidores de eSports e trabalhadores de plataformas de crowdsourcing a fim de compreender a fundo suas características.

No caso do eSports, esforços foram feitos no sentido de explorar o tema dentro da disciplina de “Trabalho do Futuro” oferecida como eletiva para a graduação em Engenharia da UFRJ. O prof. titular da disciplina, Francisco Duarte e os monitores Viktoriya Lipovaya e Yuri Lima convidaram narradores, jogadores e organizadores de eventos e competições de eSports para participar das aulas. Um conjunto de estudos sobre o tema foi produzido ao longo da disciplina e servirão como base para uma série de publicações explorando essa nova e promissora profissão. Um artigo sobre o tema foi apresentado na conferência European Computer-Supported Cooperative Work realizada na França e pode ser acessado através do link abaixo.

https://dl.eusset.eu/bitstream/20.500.12015/3122/1/ecscw2018-exploratory-paper-11.pdf

Para compreender melhor os trabalhos dependetes de plataformas de crowdsourcing, a plataforma Crowd Application Database, criada pelo pesquisador Luiz Oliveira, tem sido atualizada em conjunto com o pesquisador Yuri Lima com aplicativos voltados para trabalho. Além disso, está sendo feito o esforço teórico de explorar a questão do crowdcomputing e das condições e organização do trabalho dessas novas profissões. Tal estudo deverá embasar uma pesquisa empírica com trabalhadores dessas plataformas para analisar mais detalhadamente as questões de pesquisa e conhecer mais sobre o caso brasileiro.

Linhas de Pesquisa

Futuro do Trabalho

Pesquisadores

Yuri Lima