Mesa: Relações Trabalhistas Pós-Reforma – Seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil”

No dia 19/10, o Laboratório do Futuro organizou o seminário “O Futuro do Trabalho no Brasil” no Clube de Engenharia. Essa é a nossa quinta e última postagem de uma série sobre o evento. Para ver as demais clique aqui.

A mesa “Relações Trabalhistas Pós-Reforma”, foi mediada por Miriam Chaves, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica, e composta pela advogada trabalhista Cíntia Possas e pelos comerciários e diretores do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Daniele Moretti e Douglas de Freitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A advogada Cíntia Possas abriu o debate com a sua apresentação sobre a reforma trabalhista. Durante a palestra, a advogada comentou diversos artigos da lei trabalhista afetados pela reforma e trouxe o posicionamento da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) que considera a reforma inconstitucional por romper com o princípio constitucional de vedação do retrocesso social e flexibilização.

Confira a apresentação completa no link abaixo
Apresentação “Comentários à Reforma Trabalhista”

Após a apresentação da advogada trabalhista, foi a vez dos sindicalistas Daniele Moretti e Douglas de Freitas exporem os desafios enfrentados pela classe dos comerciários, representativos dos problemas encontrados por outras classes de trabalhadores. Dentre essas dificuldades, os sindicalistas que também são comerciários destacaram a competição entre a loja física e a loja virtual na qual os trabalhadores acabam perdendo e as dificuldades enfrentadas nas tentativas de acordos com os donos das lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *