Descrição do Projeto
As mulheres estão sub-representadas nos cursos de ensino superior e, consequentemente, no mercado de trabalho das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Segunda a Unesco, as mulheres representam apenas 35% dos estudantes nessas áreas. No Brasil, a participação feminina no ensino superior em STEM é de apenas 29% e, em cursos ligados à área da Tecnologia como Ciência da Computação, a participação pode chegar a 11%. Diretamente ligado a esse desafio, está a baixa representatividade das mulheres no mercado de trabalho em STEM que é de apenas 31% no Brasil.
A inserção de mulheres em STEM passa por diversos desafios que incluem toda a construção social de ideias que são ouvidas por meninas desde a infância. As meninas ouvem que são melhores em atividades de cuidado e não “foram feitas para as exatas”. Ao chegar num curso voltado para a área de STEM, além de toda essa visão negativa que receberam ao longo da vida, as mulheres ainda encontram uma linguagem machista, lidam com preconceito e exclusão por serem minorias não tendo suas ideias ouvidas de maneira igualitária ou nem mesmo tendo espaço para se expressar. Por isso, é fundamental que qualquer curso voltado para a formação de mulheres em STEM tenha um cuidado especial com relação à motivação das jovens mulheres tanto para a sua entrada quanto para a sua permanência ao longo da formação.
Foi por conta desse desafio que a Heroine’s Learning Journey foi criada.
Esse projeto é fruto da pesquisa da tese de doutorado do Luis Felipe Costa e foi desenvolvido numa parceria entre o Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (LUDES) e o Laboratório do Futuro, ambos da COPPE/UFRJ, e o Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa.
Acompanhe o projeto pelo site https://heroicjourneys.life/
Linhas de Pesquisa
Pesquisadores
Luis Felipe Costa
Profª. Ana Moura Santos
Prof. Geraldo Xexéo
Yuri Lima