Descrição do Projeto
O trabalho sempre esteve em evolução na história e essa evolução provocou mudanças no perfil e nas habilidades exigidas e a empregabilidade de profissionais de diferentes áreas ao longo dos anos. A chegada da chamada Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0), com o rápido avanço das IAs, bio e nanotecnologias, provocaram novas mudanças e levantaram novos questionamentos quanto ao futuro do trabalho.
Para agravar este cenário, no ano de 2020 o mundo foi assolado pela pandemia de COVID-19, que causou a elevação da taxa de desemprego que atingiu níveis maiores do que os da Grande Recessão, e vem acelerando mudanças no mercado de trabalho. Nesse contexto, a educação de nível superior possui grandes desafios, uma vez que as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam constantemente aperfeiçoarem seus cursos, ementas e corpo docente a fim de desenvolver a empregabilidade de seus alunos de acordo com as demandas do mercado. É necessário, portanto, descobrir como é possível avaliar o impacto que um curso de graduação tem na capacidade de uma pessoa conseguir um emprego.
Essa pesquisa tem por objetivo construir um modelo de mensuração da empregabilidade de cursos de graduação que leve em consideração o contexto atual e projeções futuras do mercado de trabalho brasileiro, apresentando indicadores factíveis para as IES brasileiras avaliarem a aderência de seus cursos de graduação às demandas do mercado de trabalho.
Linhas de Pesquisa
Futuro do Trabalho
Futuro da Educação
Pesquisadores